4 de janeiro de 2016

Esta cidade é conhecida como a “Atenas do México” e o seu nome completo é Villa de Santiago de Saltillo.


Gostamos da forma fluída como aqui se misturam sinais de modernidade com pedaços da tradicional na identidade mexicana. Da visita a museus e outros monumentos, que quase nos fez sentir que estamos de passeio por uma capital europeia, facilmente passamos para as ruas caóticas do centro histórico, com muito comércio, pessoas e trânsito. E voltamos a lembrar-nos que estamos aqui, neste colorido movimento mexicano!

Saltillo também se expressa e revela na beleza dos murais espalhados pela cidade, na música de rua e no frenesim em que mergulhamos quando atravessamos os corredores estreitos dos mercados.

É um lugar que merece a visita de quem passar pela região de Coahuila. Saberá bem demorar-se uns dias e saborear a cidade que se acomoda no vale, ao mesmo tempo que abre nos as portas para a Sierra Madre Oriental.


De entre os locais que visitámos destacamos 8 experiências que consideramos imperdíveis para quem passar por Saltillo. Aqui fica a lista:


1 – Passear pela Alameda Zaragoza


A Alameda é um lugar agradável para passear um pouco. Tem muitas árvores, um lago grande. duas bibliotecas (uma delas é uma biblioteca infantil) e um quiosque com uma esplanada. Os bancos de jardim convidam a sentar para desfrutar de um café ou simplesmente para usufruir da atmosfera tranquila e amigável do lugar.



2 – Perder-se na Livraria Carlos Monsiváis


Num dos extremos da Alameda está esta livraria localizada num edifício antigo e muito bonito. É um daqueles lugares em que vale a pena entrar sem pressas e ficar durante algum tempo. Sugerimos uma passagem pelas imensas estantes onde se podem encontrar livros sobre todos os temas. Há literatura nacional e autores estrageiros também. No interior desta moderna livraria há também uma pequena cafetaria para desfrutar de uma bebida ou de um snack.


3 – Visitar o Museu Vito Alessio Robles


Entrar no claustro deste edifício significa poder maravilhar-se com os murais da artista Elena Huerta que retratam a história da cidade de Saltillo com bastante detalhe e cor. Sugerimos uma passagem atenta por cada uma das imagens. No dia em que lá fomos tivemos oportunidade de ver também uma exposição de fotografia com bonitas imagens da cidade. A visita é gratuita.


4 – Ir ao Mercado Juárez




Localiza-se na Plaza Acuña e é o local ideal para comprar artesanato ou alguma lembrança. Claro que está cheio de cores e pede algumas fotografias para levar na bagagem. No segundo andar tem vários restaurantes onde se pode desfrutar da comida típica mexicana a preços económicos. Acrescentamos ainda que a Plaza Acuña é um local bem vivo! Sugerimos que passem lá alguns minutos a sentir o movimento e a animação. Há umas taquerias (do lado do Hotel Jardín) que costumam atrair muitas pessoas. Não experimentámos comer por lá mas a julgar pelo elevado número de clientes devem ser boas.


5 – Subir à Plaza México (miradouro)


Do centro até ao miradouro são cerca de 15 minutos a caminhar. De lá avista-se toda a cidade rodeada de montanhas e é o lugar ideal para uma foto panorâmica. Quando fomos, na altura da passagem de ano, apanhámos uns dias muito frios e de nublados que pintaram de cinzento as vistas… Mas, ainda assim, valeu a subida! 


6 – Usufruir de uma visita guiada no Museu da Katrina


Este museu é inteiramente dedicado a Catrina, la calavera garvancera, criada por José Guadalupe Posada e popularizada por Diego Rivera.


A Catrina que pode ter diversos nomes. Satiriza as senhoras das classes mais altas e a forma como se vestiam e adornavam, valorizando demasiado as aparências. A boneca lembra-nos que independentemente do que aparentamos por fora, todos nós somos iguais, por dentro e na morte. A visita guiada tem o valor de 35 pesos e no final é simpático dar uma gorjeta ao guia que faz este trabalho voluntariamente. Também existem visitas à noite que são feitas à luz da vela e durante a qual se recriam alguns momentos “assustadores” alusivos a lendas e estórias fantasmas. À noite o valor da visita é mais elevado: 130 para adultos e 70 para crianças.


7 – Contemplar a Catedral de Santiago


Na verdade são duas igrejas numa só. A Catedral localiza-se na Plaza de Armas mesmo em frente ao Palácio del Gobierno. É bastante bonita e parece misturar diversos estilos arquitetónicos. Merece a visita durante o dia e também umas fotos à noite quando está iluminada.


8 – Conhecer o Museu da Revolução


A visita ao museu é gratuita (por ser um museu do governo) e pode usufruir-se de uma visita guiada, feita por um voluntário. O nosso guia foi o Carlos e adorámos a forma como nos conduziu pelas diversas salas explicando-nos de forma cativante a história da revolução. Respondeu a todas as nossas perguntas e incluiu alguns detalhes que iam para além do que estava referenciado no museu. Tivemos ainda a sorte de visitar a cave do edifício que abre poucas vezes ao público.


Onde ficámos hospedados em Saltillo?
No Hotel Brico, na Calle Ramos Arzipe.

Do que gostamos: - Localização no Centro Histórico; valor da diária de 240 pesos; quarto espaçoso onde pudemos facilmente acomodar as bicicletas; simpatia dos colaboradores; lençóis e toalhas limpos e mudados todos os dias; duche bastante quente.

Do que não gostámos: - A manutenção do edifício está um pouco descurada; os quartos apresentam alguma sujidade; os lençóis e toalhas já estão bastante desgastados; o sinal de wi-fi é limitado (para termos bom sinal tínhamos de sair do quarto).
Escolhemos este hotel sobretudo por causa do valor da diária e da localização mas a cidade tem uma grande oferta de alojamento se estiverem dispostos a pagar um pouco mais.


  

2 comentários:

  1. Continuação de boa viagem. Eu por aqui vou passando e... apanhando boleia :-)

    Bom ano, tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigad@, Alberto!! :) Retribuimos os votos e continuamos a dar boleia em 2016!! ;)

      Eliminar