2 de janeiro de 2016



Uma das questões que nos colocaram sobre a viagem tem a ver com a alimentação que fazemos, como cozinhamos ou transportamos a comida. Para lhe dar resposta, preparámos um post que inclui 5 aspetos que consideramos importantes no que diz respeito ao tema da comida.

O conteúdo do post tem por base a nossa experiência pessoal, o tipo de alimentação que preferimos e também o orçamento de que dispomos. Assim, não temos intenção de defender que estas opções são as mais certas. Queremos unicamente partilhar o que temos feito ao longo da viagem. Esperamos que vos seja útil, lembrando que é importante que cada viajante faça as suas escolhas de acordo com as necessidades e características pessoais.

Seguem as 5 dicas práticas sobre a alimentação em viagem:

1 – Levar um fogão portátil / de campismo
Para comer de forma mais económica e poder preparar as nossas refeições em qualquer lugar, optámos por levar um fogão na bagagem.
Pesquisámos um pouco em sites e blogs de outros viajantes e decidimos comparar o MSR WHISPERLITE™ UNIVERSAL STOVE. Encontrámo-lo numa loja de material de outdoor, em Alvalade (Lisboa), na Rua João Saraiva n.º 34.



O QUE GOSTAMOS:
- É leve e ocupa pouco espaço.
- Permite utilizar qualquer tipo de combustível. No início da viagem utilizávamos white fuel / gas (ver foto) mas não é fácil encontrá-lo e é bastante caro por isso mudámos para gasolina, que podemos comprar em qualquer bomba.
- É fácil de utilizar.



O QUE NÃO GOSTAMOS:
- A proteção metálica para colocar por baixo e em redor do fogão partem-se facilmente. Já comprámos outra nos EUA para substituir a que tínhamos.
- Quando se utiliza gasolina, cheira bastante a combustível no final da utilização, ao se limpar para voltar a guardar.


2 – Ter um Kit de Cozinha
Quando optamos por fazer as nossas refeições, utilizamos um kit de cozinha que inclui os seguintes materiais:



As panelas, pratos e copos fazem parte do conjunto da Quechua para 4 pessoas. Comprámos na Decathlon. A este conjunto acrescentámos algumas coisas que também utilizamos.

Por exemplo, a tampa para as panelas dá muito jeito para diminuir o tempo de fervura da água pois mantem mais calor dentro da panela. 

Para lavar a loiça temos também umas luvas de borracha que são uma ajuda preciosa para não congelar as mãos quando a água está muito fria. 

Claro que dependendo do estilo de cada viajante, alguns dos objetos do kit de cozinha podem ser dispensados. 


3 – Escolher alimentos variados
A escolha dos alimentos depende muito da oferta que existe em cada lugar. Procuramos ter connosco:

CEREAIS
Massa, Arroz, Cuscus e/ou Quinoa. – O cuscus é muito fácil de cozinhar mas quer este cereal, quer a quinoa são difíceis de encontrar.
Acrescentamos ainda a Aveia que usamos para o pequeno-almoço. E Pão.

LEGUMES
Sempre que os conseguimos cozinhar ou comê-los num curto espaço de tempo, compramos legumes frescos. Em povoações mais pequenas nem sempre se encontram.
Uma das opções para comer frescos são as saladas prontas a comer, aquelas que já vêm preparadas e lavadas. Muito práticas para o caminho.
A terceira opção são os enlatados. Existem em quase todos os supermercados e mercearias. Têm a vantagem de não se estragarem e normalmente há opções variadas. Aqui incluímos grão, feijão, ervilhas, batatas, beterraba, etc… Tal como dissemos, depende muito do que conseguimos encontrar.

FRUTA
Em povoações mais pequenas não é fácil encontrar fruta fresca. Mas de um modo geral conseguimos comer fruta quase todos os dias.
Outra possibilidade são as frutas secas, de preferência sem sal adicionado. Dão energia, são saciantes e ideais para um snack entre refeições.

DOCES
Apetecem muitas vezes mas tentamos não exagerar!
Costumamos trazer connosco bolachas, às vezes gomas ou rebuçados, barritas de frutos secos e também compota de fruta para colocar no pão.

OUTROS
Queijo – Normalmente compramos em barra e vamos cortando à medida que vamos utilizando.
Enlatados de peixe – Atum e Sardinha são os mais fáceis de encontrar. Mas também há de salmão, polvo, marisco, arengue, cavala, etc…
Soja – É leve, fácil de cozinhar e conserva-se durante muito tempo. Encontrámos soja mais facilmente no México do que no Canadá e nos EUA.
Especiarias– Gostamos de dar sabor às refeições e utilizamos louro, oregãos, tomilho, pimentão doce, pimenta, caril, entre outras especiarias. 


4 – Transportar alimentos entre povoações (sobretudo quando estão distantes)
Normalmente vemos quantos dias vamos estar sem passar por uma povoação maior e contamos quantas refeições vamos fazer. A partir daí fazemos a lista das compras com o que necessitamos.
Geralmente cozinhamos ao pequeno-almoço e ao jantar. Ao almoço não cozinhamos, poupa tempo e não temos de lavar loiça.

PEQUENO-ALMOÇO
Fazemos papas de aveia e café (usamos café solúvel).
Para variar também comemos granola e/ou pão com queijo e compota e, se temos, fruta.

ALMOÇO
Comemos pão ou tortilhas com os enlatados de peixe, fruta e às vezes um doce. Tentamos acrescentar alguma coisa verde, por exemplo abacate ou pepino que são resistentes e como se descascam não gastamos água a lavá-los.

JANTAR
Geralmente cozinhamos um cereal (massa, arroz, etc.) e acompanhamos com enlatados de legumes. No Canadá e EUA fazíamos sopas instantâneas sobretudo quando estava mais frio. Ajudavam a aquecer e também aconchegavam o estômago quando estávamos esganados de fome e queríamos devorar tudo o que nos aparecesse à frente.

Procuramos variar o mais possível.
Para terem uma ideia de algumas refeições que já cozinhamos aqui ficam alguns exemplos:

1. Batatas cozidas com abacate tomate e ovo. Passámos as batatas por um refogado de cebola, alho e juntámos açafrão. 2. Tofu frito em azeite e alho, acompanhado com batatas e bróculos. 3. Massa com cogumelos. 4. Quinoa com couves de bruxelas.

5. Cuscus com grão e passas. 6. Arroz com caril de grão com ervilhas. 7. Massa com atum e tomate. 8. Batata doce com ovo, tomate e pepino.
 

Outra aspeto importante é o transporte de água. No Canadá e nos EUA em quase todos os locais havia água potável e não necessitávamos de comprar. Já no México a água da torneira não se deve beber e por isso compramos a suficiente para encher as nossas garrafas (temos 3 cada um) e um saco de 6 litros (na foto).

Saco para transportar água

Em algumas situações, no Canadá e EUA, apanhámos água de ribeiros ou lagos e filtrámos.
Este é o filtro que temos:



5 – Quando não cozinhamos

IR A RESTAURANTES
No Canadá e nos EUA saía bastante caro comer em restaurantes por isso não o fizemos muitas vezes. Quando o fazíamos comíamos pizza ou comida chinesa e conseguíamos comer por cerca de 10€ cada um. Normalmente a água é gratuita.
No México, há muita oferta de comida mais económica e geralmente conseguimos comer bem por menos de 5€ por pessoa. Às vezes por bastante menos.

COMER NOS HOTÉIS
Como ficamos em hotéis onde não estão incluídas refeições fazemos compras no supermercado e preparamos algo no quarto.

Pequeno-Almoço
Costumamos comer cereais (granola ou outros) com iogurte.

Almoço / Jantar
Uma ou outra vez mandámos vir pizza mas habitualmente fazemos umas saladas grandes com quase tudo o que encontramos que se possa comer cru. Normalmente juntamos frutas e sementes.
Aqui fica um exemplo:


Esperamos que o post tenha sido útil e que vos ajude a gerir a alimentação durante as viagens!

Em Golden (Canadá) num hostel cuja anfitriã pertence à rede Warmshowers.org e onde pudemos acampar gratuitamente

2 comentários: