3 de maio de 2014

Com as pequenas viagens que fomos fazendo, descobrimos que pedalamos por motivos diferentes…

Ele porque gosta do desafio, ela porque gosta da tranquilidade que a bicicleta permite. Ele gosta de ver quanto marca o conta-quilómetros no final do dia, ela gosta mais de contar as árvores e de ouvir os pássaros. Ele preocupa-se com a segurança de um sítio para acampar, ela sente-se grata por cada sítio escolhido os acolher sem percalços. Ele porque gosta de planear, ela porque não se importa de improvisar. Ele quer carregar comida suficiente para uma semana, ela quer levar os alforges o mais leves possível. Ele fala com ela nas subidas e espera uma resposta, ela insulta-o mentalmente porque mal consegue respirar, quanto mais falar. Ele gosta de sombra, ela gosta de sol. Ele sabe todas as regras de segurança para utilizar o fogão portátil, ela é meio desastrada com essas coisas e tem mais jeito para preparar a comida. Ele estuda a direção do vento e define o sítio para montar a tenda, ela ajuda a colocar as varas e as estacas. Ele percebe de mecânica, ela é criativa na proposta de soluções.



Ele e ela desencontram-se e complementam-se nas diferenças… Mas também se encontram e desfrutam das semelhanças.
 
Ambos gostam de sentir a energia dos espaços mais rurais, no contacto direto com a natureza – sentir o vento, o calor e cada um dos elementos que os rodeiam. Gostam de falar sobre o que vêem e de comentar as particularidades de cada pessoa com quem se cruzam nas localidades em que passam. Inventam histórias, falam do dia que passou e revêm os planos para o dia seguinte. Fazem piqueniques e procuram que haja um copo de vinho tinto para acompanhar o jantar. Elogiam as cores da paisagem e falam das ovelhas, vacas, burros e cavalos que encontram nos terrenos à beira da estrada. Gostam que as pessoas lhes acenem na estrada e gostam de retribuir o cumprimento.



Sabemos que há muitas coisas nestas viagens que não faríamos da mesma forma se pedalássemos sozinhos. Percebemos que temos motivações e modos de agir diferentes perante os desafios e as circunstâncias da viagem. Compreendemos que nos encontramos na partilha dos dias e da experiência. E que a viagem nos sabe bem assim - vivida a dois!



2 comentários: