30 de julho de 2016

Quero que este post vá para além de um título “As 7 experiências para viver em El Salvador” e espero conseguir expressar nas minhas palavras a beleza da nossa travessia através de um país mal afamado que muitos turistas optam por deixar de visitar.

Em alguns momentos da viagem também eu pensei em evitar este minúsculo país aninhado na América Central por ser tão conhecido pelo crime organizado, pelas Maras e pelo (suposto) perigo a que poderíamos estar sujeitos ao passar por lá.

Afinal são estes os alertas que nos passam na televisão e é isto que ouvimos de outras pessoas que enaltecem as ameaças do país sem, na verdade, o terem visitado.

Ganhei, também eu, estes medos e hesitações e sei agora que a melhor forma de os dissecar e destruir foi mesmo permitir-me chegar perto da fronteira e entrar no cenário desconhecido, observando, sem filtro e sem preconceito, o El Salvador real, aquele que nos envolve com no calor e na hospitalidade dos seus lugares e das suas pessoas.



Posso agora dizer, que El Salvador nos recebeu em amizade, colaboração e segurança e que foi um dos países onde as pessoas foram mais generosas connosco.

Foram 3 semanas de travessia. Poderíamos ter feito uma passagem mais curta mas trataram-nos tão bem que fomos ficando… 

Em 3 semanas, pagámos hospedagem em apenas 2 lugares e não consigo dizer-vos quantas vezes nos ofereceram refeições porque foram muito mais do que aquelas que consigo lembrar.

Recordo com carinho a generosidade e os mimos com que nos brindaram no caminho.



Lembro-me de uma família nos ter convidado a ver o jogo de Portugal na sua casa (na única divisão que a casa tinha) quando lhes perguntámos por um café ou restaurante com televisão onde passassem os jogos do Euro.



Revivo o momento em que ficámos acampados no terreno de um senhor que ao ver que se aproximava uma grande tempestade nos veio ajudar a colocar a tenda e tudo o resto debaixo do telheiro junto à sua casa.

Jamais poderei esquecer a ocasião em que nos ofereceram 2 casas de férias para passarmos os dias que quiséssemos, em lugares lindíssimos, um na serra e outro na praia.



Conto-vos ainda que não precisámos de pagar transporte para visitar o vulcão Santa Ana ou a capital San Salvador porque nos levaram de carro.

Partilho duas situações em que nos deram boleia, para subir a serra e para evitar um pedaço de estrada onde fazia muito calor, pela simples vontade de ajudar e sem que nós tivéssemos pedido algum destes favores.



Recordo quando nos ofereceram mel puro de abelha para nos mantermos saudáveis pelo caminho.

E deixo que fiquem na memória os abraços, os momentos em que nos fizeram sentir amigos de longa data e as ocasiões em que nos mostraram El Salvador tal qual como é para as pessoas que lá vivem.



Sem nos esconderam os perigos, as pessoas com quem nos cruzámos falaram-nos abertamente dos problemas do país mas explicaram-nos que dificilmente um viajante ou um turista é o alvo do tipo de criminalidade mais comum.

Soubemos que El Salvador é um lugar bonito para visitar. Com tempo e sem medos.

Percebemos, durante a nossa visita, que El Salvador está cheio de gente boa, simpática e acolhedora…
- “Assim são os salvadorenhos.” – disseram-nos muitas vezes.

E nós confirmamos que assim o são!




Saímos de lá a transbordar de gratidão e com vontade de convidar toda a gente a passar por este lugar. 

Há muito para fazer e visitar neste pequeno recanto do mundo, por isso, aqui vos deixo, em jeito de remate, "As 7 experiências para viver em El Salvador":
  
1. Passar por Juayúa

Juayúa é uma pequena cidade no meio da serra onde o clima é fresco e agradável. 

Nos fins-de-semana realiza-se no centro o típico festival gastronómico e as ruas enchem-se de tendinhas que vendem comida boa a preços muito económicos.

Em Juayúa pode também visitar-se um conjunto de cascatas conhecido com Los Chorros de la Calera que estão a cerca de 2km do centro da cidade.




2. Ficar uns dias na Praia El Tunco

É uma praia muito popular entre os surfistas que vêm de todo o mundo para ali apanhar umas ondas.

El Tunco é uma vila turística onde o ambiente é descontraído e onde se podem passar uns dias de férias muito agradáveis. Pode até mesmo comprar-se umas aulas de surf para experimentar o mar quente salvadorenho.

Tunco é uma das palavras que os locais usam para dizer “porco” e a praia ganhou este nome por causa de uma rocha que está no areal e que supostamente já teve a forma deste animal.




3. Viver a dinâmica do Puerto de La Libertad

La Libertad é conhecida pela sua doca que se estende mar adentro e pelo mercado de peixe.

É ainda um lugar fantástico para observar a dinâmica dos pescadores que chegam a terra ou saem para o mar no final da doca. 

É um lugar muito fotogénico onde facilmente se podem captar dezenas de imagens que ilustram a vida diária dos pescadores.





4. Caminhar até à cratera do Vulcão Santa Ana

A visita ao vulcão começa num lugar que se chama Cerro Verde e a caminhada, com os guias, começa às 11h da manhã todos os dias da semana.

O passeio tem o custo de 1 dólar que vai diretamente para o guia de mais 6 dólares (preço para estrangeiros) que se pagam para entrar no parque natural do vulcão.

(NOTA: Com o nosso melhor sotaque espanhol e falando o menos possível conseguimos convencer o senhor da bilheteira de que éramos residentes e pagámos apenas 3 dólares cada um)!

O passeio é muito bonito e a vista da cratera com o seu lago cor de esmeralda é, de facto, impressionante.




6. Admirar a tranquilidade do Lago Coatepeque

No mesmo dia em que fomos ao vulcão visitámos o lago Coatepeque.

É um lugar bastante calmo e bonito. Fizemos um passeio de barco no qual o senhor que nos levou ia apresentando as mansões que foram sendo construídas em redor do lago. Basicamente todas as famílias ricas e conhecidas de El Salvador têm ali a sua “casinha”. 

Para nosso espanto até o presidente da república tem direito à sua mansão de férias no lago, facto sobre o qual me abstenho de fazer qualquer comentário, sobretudo depois de saber que o atual presidente fez parte do grupo de guerrilheiros que defendia os direitos do povo!





7. Deixar-se impressionar pelo Vulcão San Miguel

A nossa passagem pela cidade de San Miguel incluiu hospedagem na casa de uma família local.

Eles têm uma quinta junto ao vulcão San Miguel e levaram-nos até lá. Foi um passeio delicioso durante o qual aprendemos sobre plantas medicinais, benefícios do mel para a saúde (porque esta família tem abelhas que produzem um mel indescritível) e pudemos comer mangas acabadas de apanhar na quinta!

Ao final do dia fomos ver o vulcão mais de perto e pudemos apreciar uma tempestade tropical que caiu mesmo ali sobre o cone em atividade.



São estas e outras experiências que vou sempre recordar da nossa passagem em El Salvador.

Todas elas me levam a querer dizer que não acreditem apenas na visão filtrada e generalista que os meios de comunicação insistem em nos apresentar sobre os países supostamente perigosos.

Espero que possam dar-se a oportunidade de também conhecer na primeira pessoa os encantos deste país e que saiam de lá com vontade de o divulgar e apresentar como um excelente destino turístico!


2 comentários:

  1. Viajei, encantei-me e emocionei-me ao ler este post.
    Continuo a acompanhar esta vossa "pedalada" ;) por aqui e pelo face.
    Bem-hajam pela partilha.
    Tudo de bom, continuação de boa viagem.

    ResponderEliminar
  2. Hello friends,
    This post is a great one!.....thanks much and will do.
    I plan fly to Ecuador in late October. perhaps we'll see you.
    Jane says hello. we're having a beautiful summer here in Montana.
    very best
    D N J

    ResponderEliminar